27/02/2008 - 10:00
DECISÃO DE MERCADO Varejistas disseram não ao HD DVD
Em território japonês, dois gigantes lideraram a batalha para definir quem dominaria a nova geração de DVD players de alta definição. Mas a guerra durou pouco. No último dia 19, a Toshiba anunciou o cancelamento da produção de tocadores e gravadores de DVD com tecnologia HD DVD, deixando o mercado livre e "azul" para a Sony. Prevaleceu o blu-ray As duas japonesas protagonizaram uma disputa semelhante à que ocorreu há pouco mais de 20 anos, quando o formato Betamax, da Sony, perdeu para o VHS, da JVC, e o destino do videocassete foi definido. Mas enquanto os titãs travam disputas em nome da imagem digital, a internet possibilita downloads de vídeos de alta qualidade de maneira rápida e prática. Terá essa guerra um vencedor virtual?
A Sony já viveu uma experiência idêntica. Apesar de ter melhor qualidade, seu formato Betamax permitia menos tempo de gravação para as fitas cassete (apenas uma hora), enquanto o VHS oferecia o dobro de minutos, mas com qualidade inferior. Com o blu-ray, a Sony aprendeu a lição. Alguns dizem que a qualidade não é tão boa quanto o HD DVD, mas a capacidade de armazenamento de seus DVDs é nada menos que 50 gigabytes. Os DVDs comuns possuem, no máximo, nove. E, assim como no passado, melhor imagem não é sinônimo de vitória. "Um formato não ganha por sua qualidade, mas por sua penetração de mercado", pontua Caio César Oliveira, professor de tecnologia e comunicação da PUC de Minas Gerais.
O mercado, nesse caso, aderiu em massa ao blu-ray. Os estúdios Sony Pictures foram obviamente os primeiros a adotar o formato. Logo a Best Buy, uma das maiores lojas varejistas dos Estados Unidos, tomou a decisão de não vender discos de HD DVD. O Wal- Mart fez o mesmo. Mas a Toshiba só optou por "jogar a toalha" após a decisão da Warner, em janeiro, de adotar exclusivamente o "azul" em seus discos. "Concluímos que essa decisão ajudará o mercado a se desenvolver melhor", afirmou o CEO da Toshiba, Atsutoshi Nishida, em comunicado ao mercado. Ironicamente, um dia após a desistência, a Toshiba divulgou uma nota anunciando uma joint venture com a Sony, na qual desenvolveriam em conjunto uma nova tecnologia de alta definição para jogos como Playstation 3. A Toshiba deterá sozinha 60% do negócio, e a Sony, 40%.
Antes mesmo da decisão, o próprio mercado dava uma prévia de como terminaria a batalha. "As vendas do bluray eram superiores às do HD DVD em uma proporção de quatro para um", conta Marcus Trugilho, gerente de comunicação e porta-voz da Sony Brasil.
R$ 2.999 é o preço do DVD blu-ray da Sony no Brasil
O executivo não enxerga no download de filmes na internet uma ameaça aos planos da empresa. "São mídias complementares, não concorrentes. E os preços dos aparelhos deverão cair à medida que o produto se popularizar", prevê. Hoje, o DVD blu-ray da Sony não sai por menos de R$ 2.999.