O rosto angelical de Caroline estampou em 30 editoriais de revistas especializadas. A modelo fez mais de 190 desfiles

Gisele Bündchen, mais uma vez, reinou absoluta na última temporada. E deve manter o cetro por mais este ano. Mas começa a se destacar nas passarelas internacionais e bíblias da moda mais uma bela gaúcha. Dona de doces olhos verdes e com 1,80m, a modelo Caroline Trentini, 17 anos, é uma das representantes do estilo que o mundinho fashion batizou de bird face (cara de passarinho, em inglês). A tendência, que valoriza garotas com jeito adolescente, quase criança, misturando rebeldia, ingenuidade e pouca sensualidade, surgiu no ano passado. Porém continua em alta em 2005. “Esse é o tipo de rosto que todos estão buscando. Embora delicado, ele tem traços fortes. Algo que faz olhar duas vezes para encontrar a beleza”, afirma Luiz Mattos, booker da agência Ford, de Nova York, uma das mais importantes do mundo.

A característica consagrou Caroline e modelos como a holandesa Querelle
Jansen, a canadense Lisa Cant e a australiana Gemma Ward. Elas foram as preferidas dos estilistas para desfilar suas coleções, além de estamparem as capas das principais publicações de moda do planeta. Caroline participou de cerca de 30 editoriais de revistas e fez mais de 190 desfiles, incluindo Dolce & Gabanna, Versace, Dior, YSL e Chanel. A modelo foi considerada a revelação do ano passado. Agora já está entre as maiores candidatas à “vaga” de sucessora de Gisele. Ponto para as bird faces. Afinal, as tops em destaque ainda são as mesmas e as que entram seguem o estilo. “São novinhas, branquinhas e magrinhas”, explica a booker Ana Paiva, uma especialista em descobrir novos talentos das passarelas. Marco Aurélio, diretor fashion da agência Ford no Brasil, também aposta na tendência. “O estilo é o mesmo, apesar de achar difícil encontrar uma brasileira sem sensualidade. Essa geração já nasce alta e magra, mas as new faces são, acima de tudo, bonitas”, conclui.

A beleza da garota, estrela da atual campanha das grifes Versace e D&G, pode ser vista na Fashion Rio, que abre nesta semana a temporada de moda outono-inverno no Brasil. Caroline dará o ar da graça em oito desfiles: Animale, Maria Bonita Extra, Walter Rodrigues, Coven, Tessuti, Cavendish, Patrícia Vieira e Victor Dzenk. A rainha Gisele também estará presente. A top participa pela primeira vez do evento de moda carioca. Na sexta-feira 14, ela desfilará pela Colcci, marca cuja campanha internacional irá protagonizar nesta temporada. Como de costume, Gisele será a sensação da passarela.
Jayme de Carvalho Jr / Claudio Gatti
Isabeli Fontana (à esq.) e Carol Ribeiro, que volta a desfilar quatro meses depois de dar à luz, estão entre as beldades que participam da semana de moda carioca

Depois de Gisele e da promissora Caroline, o engarrafamento de flashes na Fashion Rio deverá ser provocado pela russa-que-fala-português Valentina Zelyaeva, mais conhecida pela versão reduzida do sobrenome, Eva. A top é casada com um brasileiro, Maiko Kurahara. A loura Eva assinou contrato de US$ 100 mil por mês com a Ralph Lauren e estará nos desfiles da Animale, Victor Dzenk e Colcci, com cachês não revelados. “Vai estourar nessa temporada de moda”, aposta Eloysa Simão, organizadora do evento. Além delas, outras beldades de renome marcam presença. Em forma, Carol Ribeiro retorna às passarelas, depois de dar à luz João Filipe, há quatro meses, e Isabeli Fontana, mais linda do que nunca, desmente de vez o boato de que estaria grávida de seu noivo, o ator Henri Castelli.

Jayme de Carvalho Jr / Claudio Gatti

Isabeli Fontana (à esq.) e Carol Ribeiro, que volta a desfilar quatro meses depois de dar à luz, estão entre as beldades que participam da semana de moda carioca

O Fashion Rio, que acontece no Museu de Arte Moderna (MAM), propõe algumas novidades este ano, como o desfile ao ar livre que será feito pela estilista Karlla Giroto, da estreante Animale, nos jardins da casa, e os desfiles sem passarelas, conceituais, no Galpão das Artes. Também novo, o salão Acessório Brasil reunirá 20 designers do segmento. É bom ressaltar que, depois dos biquínis, os acessórios são o cartão de visitas brasileiro fora do País. No total, são 46 grifes expondo no Fashion Business (um evento de negócios), 20 no Acessório Brasil e 26 realizando desfiles com novas coleções.