28/07/2004 - 10:00
O boné é sem dúvida um dos artigos mais democráticos do vestuário. Todo mundo usa, todo mundo tem. O presidente Lula, por exemplo, lança mão dele para aderir – mesmo que simbolicamente – a movimentos populares. Famosos como Gisele Bündchen e Leonardo DiCaprio usam o acessório para tentar se proteger do assédio dos paparazzi. Mais recentemente, Daniela Cicarelli, a namorada do Ronaldo, vem desfilando uma coleção deles. Sem falar, é claro, de quem usa simplesmente para se proteger do sol. Mas é à noite, curiosamente, que o boné tem feito a cabeça dos brasileiros. Virou acessório quase indispensável nas produções de baladeiros do eixo Rio–São Paulo. E, nesse caso, seu uso não está ligado à preservação de imagem, mas a modismo e estilo. Não importa a roupa, eles e elas desfilam com o apetrecho. Mas, se por um lado qualquer modelito combina com o boné, não é qualquer boné que serve para compor o look noturno. Bacana que é bacana usa a marca do momento, que vem com nome e sobrenome: Von Dutch.
A febre começou com Madonna e Britney Spears, se espalhou por Nova York e pela Califórnia e não tardou a chegar por aqui. O empresário João Paulo Diniz e o modelo Álvaro Jacomossi foram logo contagiados. “Provei o meu três vezes antes de comprar, pois o preço é alto. A Von Dutch é mania em todo lugar. Aqui, em Nova York e na Europa”, diz Alvaro. A grife americana – que possui linha de roupas e customização de motos tipo Harley Davidson – faz e veste a cabeça dos frequentadores das boates Heaven e Disco em São Paulo. A quantidade de cabeças enfeitadas com o boné Von Dutch é tanta que faz a peça parecer um passaporte para entrar nesses lugares. A empresária de moda Astrid Monteiro de Carvalho conta a surpresa de seu irmão, carioca, quando esteve de passagem pela noite paulistana: “Ele nãoentendeu por que tantas pessoas usavam aquele mesmo boné, ficou impressionado.” Astrid namora o empresário paulistano Marcos Campos, também adepto do modismo.
O design desse novo objeto de desejo não justifica seu sucesso. O modelo do boné é simples: aba larga e tela na parte de trás da cabeça. O único diferencial é o tal logo, pelo qual se paga cerca de R$ 250 nas lojas Doc Dog de São Paulo. Nas lojas da marca e pontos-de-vendas da Europa e dos Estados Unidos, o preço vai de US$ 60 (R$ 180) a US$ 95 (R$ 275). Já o produto falsificado pode ser encontrado em camelôs de Nova York por cerca de US$ 10 (R$ 30). De olho na popularidade seleta e na grande procura, a butique Daslu, de São Paulo, prepara suas estantes para receber, em breve, toda a linha de vestuário da Von Dutch. E, como não poderia deixar de ser, o boné será o carro-chefe da coleção. Tem até lista de espera.