27/02/2008 - 10:00
No hotel onde o time está concentrado, o zagueiro, descansando no quarto, beija o escapulário. Em outro ambiente, um grupo de jogadores intercala histórias pitorescas de futebol entre uma tacada e outra de sinuca. Do hotel para o estádio, enquanto uns lêem, outros agitam o ambiente com um pagode dentro do ônibus. No vestiário, o treinador discute tática com a comissão técnica. Tudo pronto, a equipe faz um círculo para as últimas recomendações antes de pisar no estádio, o palco do espetáculo.
Cenas semelhantes a essas antecedem toda partida de futebol. A novidade é que, agora, os torcedores já podem assistir ao passo a passo dos bastidores do esporte mais popular do País, graças a canais de TV dos clubes, que vão ao ar via internet. A TV Timão, do Corinthians, iniciou as transmissões na quartafeira 20. Na primeira hora ao vivo, a emissora teve 1,1 milhão de acessos. “A intenção é fazer um reality show do que acontece aqui”, conta Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians, que espera ter 30 mil assinantes nos próximos três meses – R$ 12 a mensalidade para ter acesso ilimitado.
No Rio, a FlaTV, do Flamengo, estreou em janeiro na web e obteve 1,2 milhão de visitas com a cobertura da pré-temporada. A partir de março, assim como o time paulista, o clube carioca irá cobrar pelo serviço. Dirigentes do Flamengo esperam ter 500 mil assinantes até o final do ano, o equivalente a uma receita mensal de R$ 6 milhões. Por contrato, assim como ocorrerá no Corinthians, 10% da arrecadação será dividido entre jogadores e comissão técnica do time de futebol.
Trata-se de uma nova fonte de renda para os clubes. Em Minas Gerais, o canal televisivo do Atlético-MG se chama TV Galo e está no ar desde novembro do ano passado, mas ainda não cobra assinatura. No Sul, o Grêmio investiu R$ 400 mil na construção do estúdio de 200 m2 da Grêmio TV, que está no ar desde julho passado e transmite programas ao vivo.