15/04/2009 - 10:00
SHOW
Todos os sucessos de Bacharach
O compositor americano Burt Bacharach foi descoberto pelas novas gerações depois que alguns grupos como o Oasis e o Alpha começaram a assumi-lo como influência. É desfrutando desse bom momento que o pianista chega ao Brasil para uma turnê que passa por Curitiba (Teatro Positivo,11/4), Porto Alegre (Teatro do Sesi,13/4), São Paulo (HSBC Brasil, 15 e 16/4) e Rio de Janeiro (Vivo Rio, 18/4). Acompanhado de uma violinista e de dois músicos de sopro, além de uma banda tradicional (e, claro, de suas três vocalistas), Burt Bacharach consegue reproduzir ao vivo toda a riqueza melódica de suas músicas. Entre elas estão clássicos Walk on by e Raindrops keep fallin’ on my head, tema de Butch Cassidy e Sundance Kid, vencedora do Oscar.
LIVROS
As críticas de Hornby
O escritor britânico Nick Hornby reúne em Frenesi polissilábico (Rocco, 263 págs., R$ 33) artigos que escreveu para a revista The Believer. Hornby adota o estilo irreverente para discutir o prazer da leitura e ao mesmo tempo dar opiniões sobre novos livros ou clássicos da literatura universal. Entre os autores analisados estão o americano Bob Dylan, o inglês Charles Dickens e a iraniana Marjane Satrapi.
+5 Intérpretes de Bacharach
ELVIS COSTELLO
Gravou com Bacharach o CD Painted from memory, que traz God give me strength
ARETHA FRANKLIN
Sua versão de I say a little prayer virou um clássico. Gravou também a balada Walk on by
CARPENTERS
A dupla americana estourou de sucesso depois do segundo disco, em 1970, com Close to you
DIONNE WARWICK
Cantora favorita de Bacharach. Para ela, compôs clássicos como The look of love e I’ll never falling in love again
DINAH WASHINGTON
Sua interpretação de Close to you tirou a canção do universo pop e enfatizou as suas origens jazzísticas
DVD
Os muros da escola
Dois anos antes de estourar como protagonista de Laranja mecânica, o ator inglês Malcolm McDowell estrelou um filme não menos polêmico. Inspirado nos distúrbios de Maio de 1968 na França, If… (de Lindsay Anderson) mostra uma rebelião numa tradicional escola inglesa, trazendo McDowell como um dos alunos rebeldes. Impulsionado pelo clima de contestação, o filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e, lançado agora em DVD, prova que mantém intacta a sua inquietação estética.
CINEMA
A tragédia anunciada
O ator Nicolas Cage é o protagonista de Presságios, um thriller apocalíptico que mistura ficção científica e espiritualidade. Mal recebido pela crítica, o filme agradou ao público e ficou em primeiro lugar em seu final de semana de estreia nos EUA (bilheteria de US$ 25 milhões). Cage interpreta o professor John Koestler, um astrofísico que cria sozinho o único filho e tem a vida transformada ao decodificar uma mensagem recebida pelo garoto na escola que, segundo os seus cálculos, prevê uma grande catástrofe na cidade de Nova York. A direção é de Alex Proyas, de Eu, robô.
MÚSICA
Peter Doherty é melhor só
Amado pelos tablóides britânicos, o roqueiro Pete Doherty, o ex da modelo Kate Moss, não acrescentou um "r" ao seu primeiro nome à toa. Longe do inferno das drogas pesadas, das brigas cinematográficas e do rock de efeito do Libertines e do Babyshambles, suas bandas anteriores, o guitarrista adicionou algo mais ao seu som no álbum solo Grace/wastelands. Ancorado pela guitarra de Graham Coxon, do Blur, e cheio de boas ideias, Doherty solta a voz como um jovem Mick Jagger e assina desde já um dos melhores álbuns deste início de ano.
AGENDA
DELICATESSEN
(Sesc Vila Mariana, São Paulo, 17/4) – O grupo gaúcho de jazz apresenta o repertório do CD My baby just care for me
MARGUERITE DURAS
(Caixa Cultural, Rio de Janeiro, a partir de 14/4) – A autora de O amante era também uma ótima cineasta e prova isso nessa mostra de 15 filmes, entre eles India song
THE B- 52’S
(Citibank Hall, Rio de Janeiro, 17/4; Credicard Hall, São Paulo, 18/4; Porto Alegre Country Clube, 20/4) – A banda americana retorna ao País com seu rock alegre e dançante