15/04/2009 - 10:00
SEM PERDÃO
Memória implacável
Ouro em Pequim em 2008, no salto a distância, Maurren Maggi foi excluída nesta semana da lista de 19 membros da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro. Tudo por conta de um episódio que deseja esquecer: os dois anos de suspensão por doping, pelo uso de Cloestebol Metabolite, substância proibida na lista da Associação Internacional de Federações de Atletismo. Na ótica do COI, seguida pelo COB, uma escorregada não tem perdão.
BRASIL 1
Ao relento
Brasília produziu o mais econômico modelo mundial de ajuda às vítimas de catástrofes. Desde dezembro, a burocracia do Ministério da Integração Nacional adiou seis vezes a "compra emergencial" de sete mil barracas para os desabrigados pelas chuvas em Santa Catarina. Nesse tempo, o sol voltou ao Estado e as vítimas da tragédia, claro, se viraram sozinhas. Mas vale reconhecer: o ministro Geddel Vieira Lima deu um show de economia.
DEMISSÕES
A guilhotina geral
Desde que comprou a Texaco no Brasil, no ano passado, o Grupo Ultra, dono dos postos Ipiranga, fez uma faxina daquelas na estrutura da empresa americana. Entre outras coisas, quase dois terços dos 360 empregados foram demitidos, a título de "eliminação de sobreposição de funções administrativas". Nada a ver com a crise global, portanto.
SAÚDE
No consultório
Dentistas passarão a integrar a rede nacional de proteção contra a violência à criança e ao adolescente. A boa nova começará pelo Rio Grande do Sul, na quinta-feira 16, com apoio do Conselho Federal de Odontologia. Em terras gaúchas atuam 13.500 profissionais.
BRASIL 2
O sono profundo
Outra operação montada pela equipe de Geddel, entretanto, foi concluída a toque de caixa. Mesmo sem teto, os desabrigados de Santa Catarina dispõem de 200 mil colchões e 200 mil travesseiros. Nesse caso, a emergência serviu de argumento para dispensa de licitação. O negócio, de R$ 40 milhões, foi fechado com um fornecedor pessoa física de Brasília.
CORTE INTERNACIONAL
Atrás dos votos
A ministra Ellen Gracie, do STF, está embarcando para Genebra. É o início de sua campanha para ocupar uma cadeira na instância de Apelação da OMC. Candidatos de Argentina, Costa Rica e México também cobiçam a vaga. O colégio eleitoral de 152 países bate o martelo no segundo semestre.
SATIAGRAHA
Será?
Desde que a Justiça Federal autorizou, em dezembro, o envio ao FBI dos discos rígidos de computadores de Daniel Dantas para análise, não se fala mais no assunto. Antes de assumir como adido policial do Brasil em Portugal, o ex-diretor-geral da Abin Paulo Lacerda disse que os arquivos criptografados mostrariam as relações do banqueiro com políticos e até suas doações para campanhas.
Desarmamento
Facilidade
Por pressão da "bancada da bala", Lula está prorrogando para o último dia de 2009 o prazo para o registro de armas no País. A data-limite foi dezembro passado. A demora na regulamentação da lei pesou na decisão do presidente, assim como problemas no sistema de controle de armamentos da PF. Há quem diga que esse alongamento será o derradeiro.
Publicidade
No páreo
Quem quer voltar ao dia a dia do marketing político é Duda Mendonça. Ele entrou na disputa para abocanhar a publicidade do governo Jaques Wagner, na Bahia. São cerca de R$ 140 milhões por ano. Hoje, manda na conta a agência Leiaute Propaganda, de Sidônio Palmeira, responsável em 2006 pela campanha petista que acabou com o reinado de 16 anos do PFL no Estado.
Judiciário
De partida
Interlocutores de Antonio Fernando de Souza, dentro e fora do governo, afirmam que o procurador-geral da República não deseja continuar no cargo. Cogita até aposentar-se, ao fim de seu segundo mandato, agora em junho. A associação nacional da classe já prepara a formação de uma lista tríplice. Caberá a Lula seguir ou não a consulta.
Exportações
Surpresa na granja
Ao contrário do esperado, até pelos especialistas, março trouxe alegria aos criadores de frangos. Segundo números inéditos do Ministério do Desenvolvimento, as exportações do setor cresceram 10% em relação a fevereiro, quase se igualando às do mesmo mês de 2008, um ano radiante. Ninguém entendeu direito, mas o fato é que as vendas superaram 300 mil toneladas.
Leão 1
Vai rodar
Acabou o combustível da secretária da Receita Federal, Lina Vieira. Sua exoneração está decidida pelo Planalto. Nelson Machado, secretário-executivo do Ministério da Fazenda; Carlos Barreto, presidente do conselho administrativo de recursos fiscais; e Odilon Neves Júnior, subsecretário de gestão corporativa da própria Receita são os nomes cogitados para substituí-la.
Leão 2
Doce brisa
Com a divulgação dos números de março da arrecadação federal, bem superiores aos de janeiro e fevereiro, talvez Lina Vieira ganhe algum fôlego. Mas o fenômeno é ilusório: na verdade, o resultado engordou graças a impostos que, embora relativos ao último trimestre de 2008, só foram pagos no mês passado.
Cúpula das Américas
Fome zero
Tem 61 artigos e 11 páginas, a Declaração de Port of Spain, que os presidentes dos países das Américas – inclusive Barack Obama e Lula – assinarão no domingo 19, em Trinidad e Tobago. O de número 14 parece feito a pedido do Brasil. Diz que "alimentar o povo agora é o desafio mais imediato a ser enfrentado no Hemisfério".
Remédios
"Made in Brazil"
Órgão oficial da Comunidade Europeia, o European Patent Office concedeu a primeira patente internacional a um medicamento brasileiro para o combate ao câncer. Trata-se do Neotaxel, desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora e pela Quiral Química, da mesma cidade. A fórmula vence resistências naturais do organismo ao tratamento, com eficácia superior à dos remédios conhecidos. Agora, buscam-se parcerias para a produção.