15/04/2009 - 10:00
Judiciário enquadra a PF
O presidente do STF, Gilmar Mendes, ganhou um apoio importante em sua campanha para coibir os abusos da Polícia Federal. Para Mendes, "a PF precisa deixar de ser midiática e de fazer prejulgamentos". Na terça-feira 7, o presidente do STJ, Cesar Asfor Rocha, endossou as críticas à "espetacularização" das operações da PF. Com isso, ganha força a ideia de Mendes de transformar algumas varas federais em corregedorias judiciárias da Polícia Federal, a exemplo do que existe para lavagem de dinheiro. A decisão final sobre o tema caberá ao Conselho da Justiça Federal, que é presidido por Rocha.
Fôlego curto
De nada adiantaram os conselhos de José Dirceu. O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, bateu o pé e manteve sua pré-candidatura ao governo do Rio em 2010. Ocorre que, com a enxurrada de problemas que enfrenta na prefeitura, dificilmente o petista logrará êxito em sua tentativa.
Mercado futuro
O PT já deu início ao loteamento da máquina pública em 2011. Ao governador do Piauí, o petista Wellington Dias, que não poderá mais concorrer à reeleição, está sendo oferecida a presidência da Caixa Econômica. Caso Dilma Rousseff vença as eleições.
O filho é teu
Um dos líderes do movimento contra a queda na arrecadação dos municípios é o presidente da União dos Prefeitos da Bahia, Roberto Maia. Prefeito de Bom Jesus da Lapa, ele é aliado do ministro Geddel Vieira. O Planalto espera que Geddel contenha Maia.
Brasília nunca mais
Sondado para retomar a vida parlamentar pelo PP, o ex-ministro Delfim Netto foi taxativo: "Depois de 20 anos no Executivo e 20 no Congresso, uma de minhas alegrias quando estou no chuveiro pela manhã é saber que não tenho de ir para Brasília."
Leis em extinção
O Grupo de Trabalho da Câmara que discute a consolidação das leis do País espera extinguir grande parte das 180 mil normas federais que infernizam a vida do cidadão. Vários projetos de consolidação só aguardam o parecer da CCJ para ir à votação.
O elixir da juventude
O ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz, que articula a volta à política em 2010, reapareceu com um semblante mais jovem. Em comício em Brasília, ele contou aos aliados que tem feito tratamento para pele, rugas e papada. Roriz acredita que o rejuvenescimento lhe renderá mais votos.
O acordo selado
Lula assumiu um compromisso com o presidente Sarkozy: os cortes orçamentários não vão afetar o investimento no acordo de defesa Brasil/França, que inclui a produção de submarinos e helicópteros.
Separação de bens
Está pronto o cálculo do patrimônio do ex-deputado Paulo Mandarino, ex-presidente da Caixa e diretor do Banco do Brasil. Segundo parentes de Mandarino, foi entregue ao Tribunal de Justiça do DF um levantamento mostrando que ele é dono de bens no valor de R$ 18,5 milhões, o que inclui cinco fazendas, quatro apartamentos, cinco casas e 1,3 mil cabeças de gado. O cálculo foi anexado ao processo de separação que tramita em segredo de Justiça. Mandarino poderá ser obrigado a entregar a metade dos bens para a ex-mulher Inês. Uma fonte do TJ afirma que o processo será julgado ainda este mês.
Madrugada adentro
O empresário Jorge Ferreira, um dos fundadores do PT e dono de uma rede de bares e restaurantes em Brasília, reuniu a nata petista na festa de seu aniversário no sábado 4. Foi prestigiado por pesos pesados, como o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho. Quem compareceu recebeu um livro e uma garrafinha de cachaça, marca registrada dos bares de Ferreira
RÁPIDAS
* A eleição da OAB do Rio de Janeiro está marcada para novembro, mas, se fosse hoje, o presidente Wadih Damous seria reeleito com quase 80% dos votos, segundo pesquisa do Ibope. Na mesma consulta, 86% dos advogados consideraram a atual gestão boa ou ótima.
* Diretor da ANP, Victor Martins, irmão do ministro Franklin Martins, é alvo de um relatório da Diretoria de Inteligência Policial (DIP) da PF. Mas, pelo mau exemplo da Operação Satiagraha, mas os relatórios da DIP não são conclusivos.
* Do ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, sobre seu irmão: "É muito estranho que esse relatório tenha vindo a público. O Victor é absolutamente íntegro. Tenho certeza de que o bem prevalecerá sobre o mal."
* O Senado era uma caixa- preta, com seus gastos totalmente desconhecidos da opinião pública. Agora, porém, graças à troca de chumbo entre os senadores, os exageros, desperdícios e abusos vieram à luz do dia.
Erenice quase lá
Continua a pressão para que Lula nomeie a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, para o Tribunal de Contas da União. Ela ocuparia a vaga do ministro Marcos Villaça, que completa 70 anos em junho. Para a oposição, Erenice, que ficaria no TCU até 2029, não preenche os requisitos exigidos para o cargo. A indicação é da Presidência, mas tem de ser aprovada pelo Senado.
Contas a pagar
O TJ do Maranhão derrubou a liminar concedida por um juiz de primeiro grau que proibiu o governador Jackson Lago de firmar convênios com os municípios. Mas Iêdo Lobão, conselheiro do Tribunal de Contas estadual e primo do ministro Edison Lobão, determinou a anulação dos convênios. A briga deixou o Maranhão sem verba para a Educação.