Ao todo foram 45 milhões de cópias vendidas no mundo. Sem dúvida, o americano Will Wright deu uma grande tacada ao criar The Sims, jogo de simulação no qual as surpresas não acabam no CD de instalação. Antes os personagens estudavam, trabalhavam, praticavam esportes e desenvolviam sua criatividade através das artes. Tudo sob o comando do jogador, que também escolhia se eles teriam filhos e se casariam. Após uma pesquisa com os fãs, feita à pedido da empresa Electronic Arts (EA), com sede na Califórnia, o jogo ganhou novo formato. Agora os personagens querem cair na balada, apostar todas as fichas no carteado e beijar muito. São tempos modernos na tela do computador.

Realidade. É isso o que a EA persegue desde 2000, quando foi lançada a primeira versão do simulador de vidas. Naquela ocasião já era possível encontrar no mercado simuladores que permitiam ao jogador montar sua própria cidade, como é o caso de Sim City. A idéia de “brincar de Deus”, construindo e dirigindo a jornada da vida de seus próprios personagens, sempre agradou aos gamemaníacos. Escolher o signo, as roupas íntimas, as aspirações e os costumes dos personagens foram alguns dos ingredientes que elevaram para 24 mil exemplares por dia a venda do jogo nos últimos cinco anos. Tamanho sucesso gerou sete expansões do game original, The Sims2 (R$ 100). Só que o barulho ainda não era suficiente.

A novidade no The Sims: Vida Noturna (R$ 60) são o maior realismo gráfico, a facilidade de jogar e toda a atmosfera de uma boa noitada. As expressões faciais permitem perceber, por exemplo, se o seu Sim está jogando charme para outro. “Antes você tinha que suprir apenas as necessidades fisiológicas deles, e os comandos eram limitados. Agora eles têm necessidades sociais, querem luxúria e conforto”, diz o jogador Ian de Freitas, gerente do game no Brasil.

Erotismo – Outro diferencial são os diversos programas que os Sims podem curtir. Se pintar um clima entre dois personagens, por exemplo, um dos Sims pode, sem rodeios, convidar o outro para uma balada e tentar aplicar o velho golpe da “mão-boba”. Funciona assim: você clica no personagem escolhido e abre uma janela com muitas opções. Ali há desde beijo romântico e massagem até opção de dar amassos ou beijos apaixonados. Conforme o clima esquenta, os Sims avisam, através de um painel emocional, se estão a fim de “oba-oba” com um ou mais personagens, independentemente do sexo.

As brincadeiras eróticas feitas com muito humor não mostram cenas de sexo explícito, mas movimentos insinuantes debaixo dos cobertores ou dentro da banheira. No jogo é possível treinar o poder de persuasão e de flerte na hora de uma conquista. Caso tenha sucesso na sedução, o painel do computador mostra dicas para levar seu favorito para a cama. Segundo a cartilha dos simuladores, primeiro se deve levar o pretendente para o quarto, com o intuito de fazê-lo relaxar. Depois é só clicar em acariciar para, em seguida, arrematar com um intencional “oba-oba”. Caso seu personagem seja mais saidinho, é possível que depois disso ele ainda queira dar amassos em outros personagens. Se sair de mãos abanando da balada, não se preocupe. No dia seguinte a Cigana Casamenteira, outra novidade, baterá em sua porta para lhe dar uma poção que lhe torne sexy e irresistível.

O simulador de vidas não é só devassidão. Quando caem na gandaia, os recatados e as moças de família são protegidos por uma bondosa senhora de cabelos brancos, uma legítima defensora dos bons costumes. Basta o pretendente ser um pouco mais abusado para que ela surja em cena. De bolsa em punho, ela se materializa nas pistas, desfere tabefes e bolsadas nos espíritos mais ousados.

“The Sims tem fãs de todas as idades, desde crianças até senhoras”, conta Marcello Amaral, gerente da comunidade The Sims na internet, com 150 mil fãs. Sendo assim, pode-se partir para algo mais sério. É possível viver um tórrido romance com direito a paqueras, olhares carinhosos e até mesmo convidar para um refinado restaurante e escolher, dentre as diversas opções, uma lagosta gourmet. “Esse jogo é muito humanizado. Você pode sair para beber com os amigos e dar uma ficada com alguma garota”, diz Amaral. Com tanto realismo, não é à toa que muitas pessoas passem horas a fio na frente de seus computadores. The Sims é conhecido por materializar os desejos daqueles que não conseguem viver determinadas situações na vida real, desde um carro último tipo até uma top model.