18/08/2004 - 10:00
O estilista paulistano Ocimar Versolato voltou a morar no Brasil há cerca de três anos. O retorno ao País depois de uma longa estada na alta costura parisiense, onde lançou sua etiqueta e trabalhou para grifes como Lavin e Hervé Léger, gerou burburinho no meio da moda nacional. Muitos questionavam o porquê da mudança do estilista de Paris para São Paulo. “Não entendiam o que eu fazia por aqui”, conta ele. O mistério fashion chegou ao fim na última sexta-feira, quando Ocimar e a empresária paulistana Sandra Habib inauguraram na cidade de São Paulo – em grande estilo e com o alto investimento de R$ 15 milhões – dois dos sete novos endereços Ocimar Versolato no Brasil. “Estávamos nesse projeto havia mais de dois anos. Era isso o que eu estava fazendo”, responde Ocimar. As demais cinco novas lojas da marca – outras duas em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Brasília – serão abertas até o final do mês de setembro. E trarão muitas boas novas que prometem agraciar os consumidores brasileiros de luxo.
As novidades estão por todos os cantos e evidenciam os caprichos do estilista em cada detalhe. Os ambientes das lojas são perfumados com um aroma exclusivo desenvolvido pelo espanhol Alberto Morrilas, responsável pela linha de perfumes da Calvin Klein. A sofisticação, característica de Ocimar no acabamento de suas peças, prolonga-se no revestimento de couro preto das araras, que evita ruídos no manejar de cabides. Mais chiques do que as araras são as coleções expostas nelas: o habillé, o prêt-à-porter e o jeans feminino. O inédito fica por conta do lançamento da linha masculina, que vai do sportwear aos ternos sob medida, passando por abotoaduras de brilhantes. “O masculino sempre foi um desejo. Mas até então
era um mundo a parte”, diz o estilista, que também aposta nas bagagens.
Malas dividem as prateleiras de mármore com sapatos e bolsas. Somadas, as diferentes linhas de Ocimar Versolato chegam a 800 itens. Todos confeccionados no Brasil com matéria-prima importada. Antes de chegar aos consumidores, cada produto passa por um rigoroso teste de qualidade. Logo serão apresentados em pockets desfiles dentro das próprias lojas. “Não quero nada grande. Preciso respirar um pouco”, diz o criador.
Tanto esmero e dedicação tem por objetivo criar um conceito de luxo como o das grandes grifes do setor internacional, mas totalmente made in Brazil. “Temos infra-estrutura para isso. A mão-de-obra nacional é muito qualificada e a longo prazo poderemos estar lá fora com força”, afirma Ocimar. Ir do comércio brasileiro para o estrangeiro é uma das metas do estilista. Para isso, ele conta com um grupo de profissionais treinados durante três meses. Para coordená-los, Ocimar conta com a preciosa ajuda de Maria Bouiet. Embora importada de Paris pelo estilista, Maria – que atuou por oito anos como diretora comercial do prêt-à-porter feminino da Gucci – é genuinamente brasileira. “Estou muito feliz por ser o braço direito de Ocimar neste negócio. E também por estar de volta ao Brasil”, diz Maria, com um melódico sotaque franco-nordestino.