08/10/2010 - 21:00
Chama-se “Going Back” (volta ao passado) o novo CD de Phil Collins – ele prefere chamá-lo de um “disco velho”. Isso porque, neste CD, o cantor e ex-baterista do Genesis só gravou sucessos antigos da soul music americana com arranjos fiéis ao estilo original. Era o tipo de música que ele ouvia em sua adolescência quando, em vez da calvície atual, exibia uma franja à la Justin Bieber. Entre as 18 faixas aparecem canções que ficaram famosas na voz dos Temptations (“Papa was a Rolling Stone”), Martha & Vandellas (“Love is Like a Heatwave”), The Supremes (“Love is Here and Now You’re Gone”) e de muitos outros ícones da gravadora Motown. Collins não tem o alcance vocal dos homenageados, mas fez uma ótima seleção dessa que foi uma das melhores fases da música negra americana.
+5 compositores de Soul Music
CURTIS MAYFIELD
O soul man de Chicago, famoso pelas letras politizadas, comparece com “Talking about my Baby”(foto)
SMOKEY ROBINSON
É de sua autoria a faixa “Going to a Go-Go”, de 1965. Robinson é de Detroit, a cidade da Motown
CAROLE KING
No início de carreira, a cantora de soft rock compôs canções soul como “Some of Your Lovin’” e “Going Back”
HOLLAND/DOZIER/HOLLAND
Esses três compositores de Detroit assinaram hits para a Motown. Collins gravou sete músicas do trio, como “Standing in the Shadows of Love”
STEVIE WONDER
Do gênio de Michigan, Collins selecionou quatro canções, entre elas “Uptight (Everything’s Alright)” e “Blame me Into the Sun”