Natureza exuberante, música irresistível e muito colorido. O estilista John Galliano não resistiu a essa química e se inspirou em uma visita à Jamaica para criar sua última coleção para a Christian Dior. O resultado é a linha Dior Rasta, que traz roupas, maiôs e acessórios com as cores da Jamaica – verde, amarelo e vermelho –, sem deixar de lado o luxo característico da grife francesa. Na campanha publicitária, a top Gisele Bündchen veste o mix inusitado, carro-chefe de Galliano nesta estação.

No Brasil, a combinação dessas cores começa a migrar das barracas de feiras populares para as vitrines. O primeiro indício do rasta de butique foi dado pela multimarca Club Chocolate, que decorou suas vitrines paulistanas com discos do ídolo Bob Marley. A Raia de Goeye – uma das marcas nacionais mais queridas do momento – fez um xale em tricô nas cores do reggae. “Pensamos em elementos mais relaxados, e a Jamaica é uma referência direta. Surgiu então a idéia de usar essas cores numa brincadeira sofisticada”, conta a estilista Ana Paula Raia. A moderninha Doc Dog, por sua vez, traduziu o estilo em bandanas estampadas com a bandeira jamaicana. E a paulistana Guelt – que conquistou Patricia Fields, figurinista de Sex and the city – exaltou Marley, ídolo do estilista Fábio Shoel, em camisetas. “Sou fã de reggae e me inspirei em Dior para fazer essas peças”, confessa Shoel.

Nem só a admiração pela cultura reggae ou rasta fomenta essa tendência. A consultora de moda Emanuela Carvalho lembra que apenas o vermelho diferencia as cores jamaicanas do verde-amarelo brasileiro, tão em voga. Ela acredita que essa ode à Jamaica seja reflexo de um novo olhar do mundo. “As grandes potências estão em guerra. E países como a Jamaica e o Brasil remetem à paz”, explica a consultora. Sem dúvida, Mr. Marley e suas cores retratam muito bem esse processo.