O fascínio exercido por lábios carnudos deu origem a muitas teorias. Uma delas diz que boca vermelha e tenra é um símbolo de juventude e fertilidade.  Sejam quais forem os motivos, o apelo é forte. Tanto é que nos consultórios de dermatologia a procura por tratamentos para turbinar os lábios fica cada vez maior. E o número de produtos, de batons com vitaminas a cremes para atenuar as rugas e aumentar o volume, também. A tendência é chamada de bardotização, uma referência ao sobrenome da atriz francesa Brigitte Bardot, que enlouqueceu o mundo nos anos 60 com sua boca provocante.

Os métodos oferecem desde resultados mais duradouros, com uso de preenchedo-res (substâncias implantadas para atenuar rugas ou aumentar o volume) até mudanças menos chamativas. “Se a pessoa quer efeitos mais duráveis, o ideal é usar preenchedores. Mas, se o objetivo é um resultado efêmero, o batom é o veículo indicado”, diz a dermatologista Shirlei Borelli (SP). Entre os preenchedores, o de maior duração é o Artecoll. O resultado dura cerca de quatro anos. No entanto, o produto é cada vez menos usado porque existe chance de trazer reações alérgicas. Outro preenchedor, o Restylane, é absorvido em até nove meses. Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio (SP), silicone é coisa do passado. “Esse material pode sair do lugar e qualquer excesso deixa a boca com aparência inchada”, diz. A técnica mais recente é o uso da toxina botulínica. “Aplicado em pequenas quantidades, pode suavizar rugas no contorno dos lábios”, explica Shirlei.

Nos consultórios, também está se tornando frequente a indicação de batons especiais. A médica Shirlei inclui substâncias como o DMAE, contra a flacidez, nas receitas desses produtos que dá às suas clientes para serem aviadas em farmácias de manipulação. “Como a mucosa labial absorve com mais facilidade que a pele, o efeito dos compostos é facilmente visualizado”, explica.

As novidades não se restringem às clínicas. Atenta a mais esse desejo de vaidade, a indústria da beleza colocou no mercado uma variedade de produtos indicados
para a boca. São batons, gloss e cremes criados para estimular a firmeza,
minimizar rugas e dar volume aos lábios. É claro, porém, que o efeito dos cosméticos contra o envelhecimento é menos imediato do que um procedimento feito em consultório. “Mas a utilização contínua de produtos com ácidos glicólicos ou hialurônicos, retinol e vitamina C hidrata e previne o envelhecimento”, afirma a dermatologista Malba Bertino, de São Paulo.